"Quando Rui entrou no ônibus para ir à escola, percebeu que lá dentro tinha um monstrinho e ficou surpreso..."
E você? Está surpreso também? Então descubra o que este monstrinho foi fazer na escola.
Pensando em trabalhar atitudes positivas no convívio escolar trabalhei a história "Um monstrinho na minha escola" (versão de Iara M. Medeiros) e com muita brincadeira criamos combinações para que nosso dia-a-dia na escola fosse o mais agradável possível.
Atividade 1: COLOQUE O OLHO NO MONSTRINHO
Cada criança ganhou um olho para colocar no monstrinho. Antes de começar a brincadeira questionei se eles achavam que o olhinho que ganharam era grande ou pequeno. Depois as crianças observaram o olhinho que ganharam junto aos dos colegas e novamente foram questionadas sobre o tamanho do olhinho e qual deles tinha o olhinho maior e menor.
Após esta observação, uma a uma, as crianças foram convidadas a vendar os olhos e tentar colocar o olhinho no monstrinho.
Coloquei um pouco de tinta na folha e as crianças sopravam a tinta com canudinho. Quando as crianças terminaram, foi solicitado que dobrassem a folha, apertessem um pouco e depois abrissem novamente.
Os olhos do monstrinhos foram colocados conforme quantidade sorteada na "caixa surpresa".
Atividade 4: FANTOCHE PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
As crianças puderam escolher entre 5 modelos de monstrinhos para colorir. Depois recortei e montei o fantoche que foi levado para casa junto com duas tarefas: a das crianças de contar a história para os familiares e a dos familiares de fazerem o registro escrito do que as crianças contaram.
E você? Está surpreso também? Então descubra o que este monstrinho foi fazer na escola.
Pensando em trabalhar atitudes positivas no convívio escolar trabalhei a história "Um monstrinho na minha escola" (versão de Iara M. Medeiros) e com muita brincadeira criamos combinações para que nosso dia-a-dia na escola fosse o mais agradável possível.
Acesse o link para download da história:
Cada criança ganhou um olho para colocar no monstrinho. Antes de começar a brincadeira questionei se eles achavam que o olhinho que ganharam era grande ou pequeno. Depois as crianças observaram o olhinho que ganharam junto aos dos colegas e novamente foram questionadas sobre o tamanho do olhinho e qual deles tinha o olhinho maior e menor.
Após esta observação, uma a uma, as crianças foram convidadas a vendar os olhos e tentar colocar o olhinho no monstrinho.
Atividade 2: MONSTRINHO DE TINTA TÉCNICA SOPRO
Coloquei um pouco de tinta na folha e as crianças sopravam a tinta com canudinho. Quando as crianças terminaram, foi solicitado que dobrassem a folha, apertessem um pouco e depois abrissem novamente.
Os olhos do monstrinhos foram colocados conforme quantidade sorteada na "caixa surpresa".
Atividade 3: SEMAFORO DO COMPORTAMENTO
As crianças puderam escolher entre 5 modelos de monstrinhos para colorir. Depois recortei e montei o fantoche que foi levado para casa junto com duas tarefas: a das crianças de contar a história para os familiares e a dos familiares de fazerem o registro escrito do que as crianças contaram.
Comentários
Postar um comentário